Com certeza você já ouviu alguém dizendo a palavra “Software”, mas você sabe o que faz um software? A maioria das pessoas, por mais que estejam familiarizadas com a pronúncia dessa palavra, não sabem o que é e qual a importância dele para o computador e sua rotina diária.
Hoje preparamos um conteúdo que vai te explicar um pouco sobre o que é um software, o que faz e a para que serve um. Confira!
O QUE É UM SOFTWARE?
Software nada mais é que um programa que você utiliza em seu celular, computador, tablet, ou outro dispositivo eletrônico. Esse programa é uma coleção de instruções e dados que orientam os mecanismos da máquina como trabalhar. Um software pode ser desde sistemas operacionais, como iOS, Android, Windows, até os aplicativos que você usa todos os dias, como Instagram, WhatsApp, entre outros.
Assim, todos os programas existentes em seu computador, tablet, smart TV, celular, videogame, ou até editores de vídeo e texto, são softwares. São os softwares que ditam às máquinas quais as ações que elas devem realizar no momento.
TIPOS DE SOFTWARE
Existem três grandes categorias de software classificadas como: Software de sistema, Software de programação, Sistema de aplicativo. Confira abaixo um pouco sobre cada uma delas!
- Software de sistema
Um software de sistema é responsável pelo gerenciamento do comportamento do hardware de determinado dispositivo. Esse tipo de programa oferece algumas funcionalidades básicas que são exigidas tanto pelos usuários do dispositivo quanto para outros softwares. Alguns exemplos de software de sistema são: sistemas operacionais, firmwares, engines de jogos e drivers.
- Software de programação
Os softwares de programação são ferramentas usadas pelo programador para desenvolver outros softwares. Java, C, Python, entre outros, são algumas das diferentes linguagens de programação e, por exemplo, abrigam intérpretes, compiladores e depuradores. Embora os editores de texto sejam softwares de aplicação – o próximo tópico – eles também são softwares de programação, que podem ser utilizados para escrever códigos.
- Software de aplicação
Esse é o tipo de software mais conhecido pela maioria dos usuários de dispositivos eletrônicos, embora conheçam apenas como aplicativos. São os softwares de aplicação que permitem que os usuários realizem inúmeras tarefas no dia a dia. Essa categoria inclui diversos programas, como jogos, navegadores, players de música e vídeo, editores de textos, aplicativos de redes sociais, e vários outros. Apenas um software de aplicação também pode permitir que o usuário realize uma ou inúmeras tarefas específicas.
Uma atenção especial deve ser direcionada aos malwares, que são os softwares maliciosos, desenvolvidos para causar danos nos dispositivos e até roubar dados do usuário que estão armazenados no dispositivo.
DIFERENÇA ENTRE SOFTWARE E HARDWARE
O termo software foi criado na década de 1940 baseando-se no termo hardware. “Hard” significa rígido, já o termo “Soft” significa macio.
E qual a diferença desses termos?
Hardware são as partes visíveis de um dispositivo, ou seja, também são as partes físicas dele. Em um computador temos como hardwares o teclado, mouse, gabinete, monitor, entre outros.
Já o software são os programas que nos permitem utilizar para realizar determinadas tarefas no dispositivo.
Apesar das diferenças, esses dois elementos se completam e trabalham juntos. É o software quem orienta o hardware sobre as funções que serão realizadas no dispositivo. Mesmo com os grandes avanços tecnológicos que ainda acontecerão, essa combinação tem tudo para continuar sendo a base para os desenvolvimentos, pois a partir disso muitas outras criações podem ser feitas.
T&A DISTRIBUIDORA
Gostou do conteúdo? Então confira os nossos outros artigos de blog disponíveis no site. Fique sempre ligado, estamos sempre atualizando sobre os mais variados assuntos do mundo tecnológico e oferecemos os melhores produtos e preços.