Precisa de ajuda?

Realidade Virtual: o que é e como ela pode transformar o mundo?

E se houvesse um ambiente virtual onde o usuário pode se inserir como se estivesse ali mesmo, porém tudo não passa de um sistema computacional?

Bom, esse ambiente virtual já existe e chamamos de realidade virtual. A Realidade Virtual está entre as tecnologias com maior projeção de crescimento.

Mas, afinal, o que é realidade virtual e como ela pode transformar o mundo? Confira abaixo!

O QUE É REALIDADE VIRTUAL?

A realidade virtual diz respeito a um ambiente em que é possível elaborar uma realidade física por meio de equipamentos tecnológicos, simulando o ambiente real por meio de um sistema computacional. É uma realidade totalmente virtual, criada artificialmente, mesmo que ela seja parecida com o ambiente verdadeiro.

Dessa forma, o usuário tem uma assimilação bem realista, capaz, por algumas vezes, de incluir sensações tangíveis durante o processo. Nos últimos anos, essa é uma das áreas que têm crescido consideravelmente, por exemplo, com a criação de óculos especiais e headsets, que permitem uma imersão mais precisa do público, tanto para o uso para lazer quanto para o uso empresarial.

Na realidade virtual utilizamos efeitos visuais e sonoros, assim como gadgets que simulam, de modo virtual, um ambiente real. O usuário então pode realizar a interação com o que está vendo ou não, com base nas configurações daquele sistema.

DIFERENÇAS ENTRE A REALIDADE VIRTUAL E A REALIDADE AUMENTADA

A realidade aumentada, também conhecida como AR (Augmented Reality) e a realidade virtual, conhecida com VR (Virtual Reality) podem se confundir em alguns aspectos. As duas estão presentes nas notícias de tecnologia há anos como promessas de oferecer uma nova forma de comunicação, além de possibilitar jogar e navegar, porém ambas ainda são vistas como um avanço por quem as adota em seus projetos.

Mas, apesar de se tratar de uma tecnologia que surgiu há algumas décadas, esse conceito de Realidade Virtual ainda se apresenta muito distante para muitas pessoas. Além disso, é comum que haja confusão entre o significado da expressão Realidade Virtual e da expressão Realidade Aumentada.

Mas, afinal, qual é a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada?

Quando falamos de realidade virtual, em vez de transportá-lo para um mundo virtual, captura imagens digitais e as reproduz no mundo real, através do uso de uma lente ou de um smartphone.

Já a realidade aumentada toma como base o ambiente material e o combina com elementos virtuais, criando assim uma realidade mista. Um exemplo disso pode ser um videogame que acontece em na própria sala de estar do usuário.

A união das duas realidades – realidade aumentada com a realidade virtual – é o que chamamos de realidade mista, onde o universo virtual se mistura com o real diante de nossos olhos, e nós podemos interagir com os elementos presentes nas duas dimensões.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES DA REALIDADE VIRTUAL

Com tudo o que foi dito até aqui, você deve ter se perguntado em algum momento: “Mas em quais setores a Realidade Virtual está sendo usada atualmente?”

Hoje, utilizamos recursos da realidade virtual em vários setores, não apenas em jogos, como na medicina, cultura, arquitetura e educação são algumas das áreas que já fazem uso das vantagens oferecidas por essa tecnologia. Um bom exemplo disso é que essa tecnologia pode ser utilizada até treinamentos de exércitos, ou mesmo para tratamentos psicológicos, como o tratamento de fobias, entre diversas outras atividades dentro de um ambiente simulado. Até mesmo visitas guiadas em museus e dissecação de um músculo, a Realidade Virtual permite cruzar algumas fronteiras que, alguns anos atrás seriam “impossíveis” de serem cruzadas.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA REALIDADE VIRTUAL?

A realidade virtual é uma tecnologia muito versátil, como vimos anteriormente, que chegou inicialmente com a proposta de videogames e lazer, mas que hoje é aplicada em diversas áreas.

Alguns dos benefícios da realidade virtual:

  • permite uma experiência diferenciada para clientes diversos;
  • pode gerar o aumento do engajamento com o produto ou serviço;
  • pode ser utilizado de forma a melhorar estratégias de marketing, que podem atuar de forma imersiva e interativa;
  • possibilita inserir atividades mais lúdicas e interativas no ambiente interno das empresas;
  • possibilita a realização de reuniões a distância com mais interação entre os participantes, tornando-as mais interessantes.

T.A DISTRIBUIDORA

Gostou do conteúdo? Continue em nosso blog para muitos outros assuntos sobre tecnologia.

O que você deseja? Comprar, revender ou consultoria?

A T.A Distribuidora tem a solução para você!

Entre em contato com nossos especialistas!