Precisa de ajuda?

Qual a função do Gabinete?

Algumas pessoas utilizam diariamente um computador, seja para estudos, trabalho, ou apenas para pesquisas e jogos, mas não compreendem qual a função de cada peça e dispositivos que estão “trabalhando” para que ele consiga realizar com tranquilidade as suas atividades.

Hoje vamos falar de uma parte de extrema importância para o seu dia a dia: o gabinete. Você sabe qual é a função do gabinete? Confira abaixo, vamos te explicar!

O QUE É UM GABINETE?

O gabinete é a caixa metálica que nós utilizamos para acomodar os componentes internos dos computadores. Sendo assim, no interior desse dispositivo você instala fisicamente a placa mãe, o hard disk, a memória, o processador, entre outros componentes que permitem a utilização de todo o dispositivo.

Por estarem todos os componentes fixados e instalados nele, o gabinete é considerado a estrutura de um computador.

POR QUE O GABINETE É IMPORTANTE?

A principal função de um gabinete é proteger os componentes internos de sujeira, poeira, umidade, além de evitar o superaquecimento. Assim, sua importância vai mito além de resguardar algumas peças, contribui para o desempenho eficaz de todo o computador

COMO ESCOLHER O GABINETE IDEAL PARA O SEU COMPUTADOR

Com tantas opções e tamanhos diferentes fica difícil de escolher um gabinete. Montar um PC requer muita atenção aos detalhes.

  • Finalidade:

Ao montar um PC você deve levar em consideração a funcionalidade do gabinete. Lembre-se que essa peça é de suma importância para a refrigeração dos principais componentes.

Se você está montando com o intuito de jogar ou alterar as configurações para aumentar a velocidade dos componentes, o famoso overclock. Assim, você deve buscar por um gabinete com boa refrigeração para conseguir manter o bom desenvolvimento do seu dispositivo. Mesmo que a finalidade do seu uso não seja jogos, é importante atentar-se a esse detalhe.

  • Acabamento:

Outro ponto a ser considerado é o acabamento do gabinete. Opte, preferencialmente, por modelos mais recentes, que oferecem mais entradas para cabos e periféricos, além de facilidade para acoplar novos drivers, HDs e baias para quem utiliza muitos periféricos. Fique atento aos detalhes para não ser pego de surpresa.

  • Tamanho:

Fique de olho nos tamanhos disponíveis, sobretudo nos tamanhos entre as placas. Um fator que determina o tamanho de um gabinete é o padrão da placa de vídeo, sendo o mais comum o padrão ATX.

  • Tipos de gabinete:

Os gabinetes também podem ser encontrados em 3 tipos:

Desktop: Esse modelo é aquele gabinete usado deitado, na horizontal. A grande vantagem dele é que ocupa pouco espaço, podendo ser colocado até embaixo do monitor. Por outro lado, por não ser um gabinete muito grande, não tem como colocar muitos equipamentos dentro dele. Esse tipo é mais recomendado para atividades mais simples do dia a dia.

Torre e mini-torre: Esse tipo são os gabinetes que ficam em pé, na vertical. É o modelo mais conhecido e utilizado no dia a dia, mais presente nas casas. A principal diferença entre desktop e torre está na altura. Com um gabinete mais alto, você pode instalar mais componentes internos.

Small Form Factor: Esse é um modelo moderno e ainda não possui um nome em português. Por mais que ele não seja tão grande, ele possui espaços bem organizados e consegue abrigar muitas coisas, cumprindo bem a principal função de um gabinete. A refrigeração interna dele também é a mais eficiente, quando se compara aos outros tipos, e você pode usar o Small Form Factor tanto de pé quanto deitado.

T&A DISTRIBUIDORA

A tecnologia está sempre se renovando e trazendo novas experiências aos seus usuários. A T&A Distribuidora, além de oferecer os melhores preços e produtos, se preocupa em manter seus clientes atualizados sobre as novidades tecnológicas.

Continue em nosso blog e conheça mais sobre esse vasto mundo da tecnologia.

Caso fique alguma dúvida, entre em contato conosco!