Precisa de ajuda?

O que é placa-mãe? Entenda para que ela serve!

Sabemos que quando vamos comprar um PC novo, um dos pontos a serem analisados é a placa-mãe. Seja na hora de comprar um computador para o dia a dia, montar um PC gamer, ou mesmo um PC corporativo, é preciso estar atento às diversas questões e componentes que fazem parte dessa escolha.

Confira a seguir o que é a placa-mãe e entenda para que ela serve. Saiba tudo sobre como ela influencia o uso cotidiano do seu dispositivo.

O QUE É PLACA-MÃE?

A placa-mãe, também conhecida como mobo ou motherboard, é a peça responsável por interligar todas as outras partes do computador, por exemplo, a memória RAM, o processador, a placa de vídeo, discos rígidos, placa de áudio e vários outros. É ela quem propicia os caminhos para que cada integrante do dispositivo funcione de modo efetivo e organizado.

É essa peça tão importante que também alimenta alguns periféricos – aqueles dispositivos auxiliares que enviam ou recebem informações e conectam-se à CPU. Os periféricos mais comuns e utilizados são o mouse, o teclado, a webcam e caixas de som. Isso tudo ocorre por meio da energia elétrica advinda da fonte de carregamento.

Além dos periféricos, a placa-mãe também possui os slots, conectores específicos, para cada componente do computador, e o soquete, que é responsável pela junção do processador. Com isso cada um dos dispositivos que se conectam a ela tem seus lugares determinados.

E não é só isso! Nós também podemos encontrar algumas outras entradas na placa-mãe, por exemplo, os slots de expansão, que permitem que itens como placas de vídeo e áudio, modems e placas de redes sejam conectados.

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA UMA PLACA-MÃE?

Considerando os termos práticos, a placa-mãe é definida como um grande circuito impresso (PCB – Printed Circuit Board), composto de uma expressiva quantidade de acessos que associam aos distintos compartimentos do computador. Elas são produzidas em diferentes tamanhos, formatos e cores, variando os mecanismos oferecidos de acordo com o público-alvo e precificação.

Se você economiza na placa-mãe e pega um modelo de baixa qualidade muitas vezes está comprometendo o desempenho de todo o restante da máquina, que encontrará obstáculos em sua usabilidade e rotina. Conte com a T.A Distribuidora para a escolha ideal para você!

CONEXÃO INTERNA E EXTERNA

Se você chegou até aqui, possivelmente já compreendeu que a placa-mãe é fuma ponte de conexão entre todas as partes do computador. Outro ponto que agora precisa entender é que a placa-mãe também fica responsável por grande parte das ligações do dispositivo com o meio externo. É por isso que todas elas têm um painel traseiro cheio de portas e outras conexões, que fica visível mesmo após a montagem do PC.

A maioria dessas portas é do tipo USB A, que é um padrão da indústria para fazer a conexão de periféricos e outros aparelhos. Neste painel traseiro você encontrará, por exemplo:

– Antenas para WiFi e Bluetooth

– Conectores de Áudio

– Conectores de Vídeo

– Conector de Rede

– Portas USB (Tipo A)

– Portas USB (Tipo C)

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS FORMATOS DE PLACA-MÃE?

Hoje nós temos disponíveis no mercado uma grande variedade de tamanhos de placas-mãe. Isso proporciona ao consumidor o direito de escolher não apenas o formato e o volume do computador, mas também quais são os recursos necessários para o seu uso. Confira abaixo quais são os principais formatos e tamanhos de placa-mãe:

ATX

A sigla ATX significa Advanced Technology eXtended e também é bastante utilizada para denominar o tamanho padrão das fontes de alimentação.

O formato de placa-mãe ATX, criado em 1995, ainda hoje é visto como o principal padrão da indústria. Esse é um tamanho completo e oferece um bom espaço para encaixar bem as peças, assim como para os slots de expansão. O tamanho físico das placas-mãe ATX é de 305 × 244 mm, mas alguns modelos podem exibir pequenas variações.

As placas ATX são produzidas para todas as categorias e normalmente possuem a configuração completa, com os 4 slots para memória RAM. Elas também costumam acomodar sistemas de alimentação bem mais robustos, que dão espaço tanto para os componentes quanto para os dissipadores de VRM. Entretanto, a qualidade dos componentes elétricos e os recursos variam de acordo com o preço e chipset que compõem ela.

MicroATX (mATX)

As placas-mãe do tipo Micro ATX estão cada vez mais comuns no mercado, principalmente na combinação com chipsets de entrada ou custo-benefício. Esse modelo se apresenta como uma alternativa mais barata que os modelos ATX, mesmo assim fornece a maior parte dos recursos e conectividade do irmão maior.

Bastantes modelos mATX mantêm os 4 slots para memória RAM, mas também encontramos alguns fabricantes que diminuem essa quantidade para apenas 2 slots. Por causa desse tamanho reduzido, não há tantos encaixes para placas do tipo PCI Express, os slots de expansão.

Para consumidores que desejam uma máquina um pouco mais compacta, as placas mATX também são muito recomendadas. As dimensões padrão desse modelo são de 244 × 244 mm.

Mini-ITX (ITX)

O padrão Mini-ITX se popularizou recentemente, embora tenha sido desenvolvido em 2001 pela VIA Technologies.

O formato ITX é o ideal para quem busca um PC extremamente compacto, seja para o escritório ou para o entretenimento pessoal. Os gabinetes mais atuais permitem realizar a instalação das placas de vídeo mais avançadas do mercado.

Esses modelos têm espaço para apenas 2 slots de memória RAM, o que pode ser visto como um ponto negativo para alguns consumidores. Além disso, há apenas um slot de expansão, que geralmente é utilizado para a placa de vídeo.

Além dos modelos citados acima, podemos encontrar ainda outros padrões menos comuns no mercado de consumidores finais, por exemplo as placas eATX – feita para servidores, DTX e Mini DTX, sendo essas duas com tamanhos intermediários entre o MicroATX e o Mini-ITX.

T.A DISTRIBUIDORA

Gostou do conteúdo? Continue em nosso blog para muitos outros assuntos sobre tecnologia.

O que você deseja? Comprar, revender ou consultoria?

A T.A Distribuidora tem a solução para você!

Entre em contato com nossos especialistas!