Precisa de ajuda?

O que é e para o quê serve os elementos internos do computador

Para que os nossos dispositivos funcionem integralmente, precisamos da grande ajuda de alguns elementos internos que fazem total diferença em nosso dia a dia e, às vezes, nem sabemos que eles existem.

Mas hoje vamos conhecer e entender quais são e suas funções primordiais. Afinal, o que é e para o quê serve os elementos internos do computador?

ELEMENTOS INTERNOS DO COMPUTADOR

Os elementos que vamos conhecer hoje são: Placa Mãe, Memória Ram, Processador, HD SSD, Cooler, Gabinete, Placa de vídeo e Fonte ATX.

PLACA MÃE

Esse é um dos elementos mais importantes do seu dispositivo, se não for o mais importante. É o sistema que une todos os componentes de um computado e permite que eles funcionem corretamente. Essa peça tem todos os caminhos e redes que permitem a troca de informações entre todas as outras: processadores, memórias, sistemas de armazenamento, placa de rede e tudo o mais.

Como ela funciona?

Para entender seu funcionamento, podemos imaginar o nosso corpo. O sistema nervoso é todo mapeado por neurônios, que enviam os estímulos ao nosso cérebro para que ele os leia. É assim que a placa mãe funciona.

MEMÓRIA RAM

A sigla RAM significa “random access memory”, que traduzindo para o português seria “memória de acesso aleatório”. A memória RAM é responsável por dar agilidade no funcionamento do sistema. Se não tivesse ela, qualquer programa e aplicativo funcionaria muito devagar.

Como ela funciona?

Ela trabalha com o processador e transporta os dados e informações dos programas que estão instalados no PC. A RAM guarda temporariamente a informação que o computador precisa para aquele momento ou para um futuro próximo. Isso é um fator que diferencia a RAM de um HD, que é mais lento e faz um armazenamento para longo prazo.

PROCESSADOR

O processador é a unidade central de processamento de um computador (CPU), ele funciona como o cérebro do computador, interage e faz as conexões necessárias entre todos os programas instalados.

Os processadores são colocados na Placa Mãe de um computador, através de soquetes, e a estrutura de um processador é composta por bilhões de transistores.

Como ele funciona?

Ele recebe um determinado volume de dados, orientados em padrão binário 0 e 1 e tem a função de responder a esse volume, processando a informação com base em instruções armazenadas em sua memória interna. A sua função é acelerar, endereçar, resolver ou preparar dados, dependendo da aplicação.

HD SSD

O SSD (Unidade de Estado Sólido, em português) é um tipo de armazenamento bem mais rápido e silencioso que os HDD (Unidade de Disco Rígido, em português) convencionais de computadores e notebooks.

Como ele funciona?

O SSD não depende das partes mecânicas para funcionar, ele usa memória em flash, parecida com a memória RAM do computador, que também já descrevemos acima. O componente armazena os dados em chips, que acessam as informações quase instantaneamente.

COOLER

A princípio, o processador é a peça que realiza a maior parte do trabalho em um computador. Devido à grande circulação de energia elétrica durante sua atividade, o processador aquece muito rápido. Aí é que entra o cooler.

Como ele funciona?

O cooler do notebook serve para combater o calor em excesso na parte interna do dispositivo. É ele quem refrigera os componentes e evita que eles superaqueçam.

GABINETE

O gabinete é o componente de hardware usado para guardar a maioria das peças de um computador. É aquela carcaça externa que possui formato retangular e, na maioria dos casos, é feita de metal ou de plástico bem resistente.

Como ele funciona?

A função do Gabinete é proteger os componentes da sujeira e da umidade, e também serve para evitar superaquecimento dos componentes. Dentro de um gabinete, existem vários componentes que fazem com que o computador funcione.

PLACA DE VÍDEO

Sabia que tudo o que você vê na tela do seu dispositivo é graças a sua placa de vídeo? Todos os efeitos visuais das aplicações, cores, imagens, vídeos, jogos e projetos em 3D são possíveis devido a ela. Essa peça também é conhecida como unidade de processamento gráfico ou GPU.

Como ela funciona?

Elas possuem componentes de hardware especializados em trabalhar com imagens 2D ou 3D, em operações como cálculo de geometria, mapeamento de texturas, transformação de pixels, entre outros.

Após calcular toda a cena no espaço virtual, a GPU realiza o processo de rasterização, que converte a cena em dados de pixels. As informações são então enviadas para os nossos monitores, onde a imagem final é exibida. Esse processo se repete inúmeras vezes por segundo.

FONTE ATX

A fonte de alimentação é um componente fundamental para a máquina. É nela que irá ocorrer o processo de transformação de energia para que todo o sistema funcione sem problemas.

Como ela funciona?

As fontes de alimentação possuem função principal de transformar a corrente elétrica da rede, que chega em uma voltagem alta, para uma voltagem menor, que é a indicada para o hardware do computador.

T&A DISTRIBUIDORA

Gostou do conteúdo? Continue em nosso blog para muitos outros assuntos sobre tecnologia.

Entre em contato conosco!