O avanço da tecnologia, a era digital nas empresas e as inúmeras ferramentas de comunicação, ampliaram significativamente, os pontos de contato entre as marcas e os seus clientes.
Por isso é importante saber lidar com esses recursos e se comunicar de maneira eficiente acaba sendo um grande diferencial competitivo.
Porém, a comunicação pode se perder em diferentes tipos e formatos. Nesse sentido, é função da comunicação integrada garantir que todas as comunicações da empresa estejam devidamente alinhadas com um objetivo maior, organizando o fluxo de informações.
O que é comunicação integrada
A comunicação integrada trata de estratégias que uma empresa utiliza para passar algum tipo de mensagem aos seus públicos.
Esses públicos podem ser:
- Clientes;
- Prospects;
- Colaboradores;
- Fornecedores;
- Investidores;
- Parceiros;
Além de qualquer outro grupo que se relacione com as atividades da empresa, os chamados stakeholders.
As ações de comunicação integrada geralmente são divididas em:
- Assessoria de Imprensa;
- Relações Públicas;
- Publicidade e Propaganda;
- Marketing;
- Comunicação Interna.
Nada mais é que o alinhamento de todos esses grupos citados para melhor organização da comunicação.
Como funciona
Para aplicar a comunicação integrada são colocadas todas as ações das equipes de comunicação, direcionando cada atividade.
Aqui são definidos também o seu público alvo, os canais de divulgação das mensagens, o tipo de conteúdo que será passado, os recursos necessários, o orçamento disponível e os indicadores de desempenho.
No caso do público alvo, é preciso segmentá-los de acordo com suas necessidades de comunicação específicas. Isso porque você pode acabar sobrecarregando determinados públicos de interesse com informações que não necessariamente vão gerar valor para eles.
A partir dessa segmentação, fica mais fácil também determinar quais canais são mais adequados para cada público, que tipo de conteúdo deverá ser produzido para atender perfis específicos e qual linguagem deverá ser utilizada para garantir maior clareza e entendimento.
Benefícios
Resumindo, pode-se dizer que o maior benefício que as ações de comunicação integrada trazem é a maior efetividade na comunicação da sua empresa.
Isso porque uma mensagem unificada tende a gerar mais impacto do que uma série de mensagens fragmentadas e desconexas.
Dentre outros benefícios a comunicação integrada é capaz de:
- A comunicação integrada ajuda a prevenir ruídos e informações desencontradas;
- A imagem da marca é reforçada para com o seu público;
- A percepção que os clientes têm da empresa também é impactada;
- As chances de ocorrer crises internas diminuem;
- Redução de custos com ações ineficientes;
- Construção de um posicionamento sólido da marca;
- Diminuição de boatos e fofocas entre o público interno;
- Redução da rivalidade tóxica entre equipes.