Em outubro de 2021, o Facebook mudou seu nome para Meta, e foi por esse motivo que o interesse pelo metaverso aumentou de forma significativa. Hoje ele é visto como um futuro próximo que promete trazer diversas mudanças para o nosso cotidiano e até mesmo nas formas de realizar diversos negócios.
Mas afinal, o que é o metaverso? Como ele pode ser aplicado? Como a nossa realidade será impactada com essas inovações trazidas pelo metaverso? Se você quer saber mais sobre isso, leia nosso artigo abaixo!
Boa leitura!
O QUE É METAVERSO?
Metaverso é uma espécie de nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Na prática, é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas.
Especialistas afirmam que, em um futuro próximo, as pessoas estarão nesse “mundo” da internet interagindo como se estivessem “dentro” dela. Ou seja, teremos avatares virtuais que poderão conversar, trabalhar, ter uma vida social com amigos e familiares, e bens materiais em um universo online.
Assim, essa ideia representa a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, que pode ser, em alguns casos, ficcional, onde as pessoas podem então ter uma experiência de imersão. Praticamente, não se pode dizer que o metaverso é algo real, mas algo que busca passar a sensação de realidade e tangível. Para isso, é necessário possuir toda uma estrutura no mundo real.
E QUAIS SÃO AS APLICAÇÕES DO METAVERSO?
No futuro, podemos esperar que o metaverso ofereça diversas outras utilidades além das oferecidas hoje em dia. Um dos segmentos mais fortes e aliados no metaverso hoje em dia é o dos games, que foi o primeiro a se apresentar nesse espaço, ou na sua base, como é o caso do Fortnite, Roblox, Matriz, A Origem, Axie Infinity, Star Atlas, The Sandbox ou até mesmo The Sims e outros jogos de simulação.
Aos poucos o metaverso está nos mostrando para o que veio em outras áreas, como por exemplo, na organização de eventos. Já temos alguns artistas como Ariana Grande, Travis Scott e Foo Fighters que já se aventuraram nessa tecnologia e fizeram shows no metaverso. A ideia é que isso vá se expandindo e que outras atividades comuns do dia a dia sejam viabilizadas nessa realidade virtual dispersada.
Hoje, já sabemos que não é apenas nas mídias sociais, ou no mundo dos games, que o metaverso encontra meios para se desenvolver com eficiência. Diversas das nossas situações do dia a dia serão possíveis em universos virtuais e alternativos.
Óculos, alguns sensores, roupas inteligentes e também equipamentos táteis, que vão permitir que essas ações diárias do mundo real, equivalham os resultados no mundo virtual.
A PANDEMIA ACELEROU A POPULARIDADE DO METAVERSO?
A pandemia modificou toda a nossa vida, nesse contexto em que as pessoas precisaram ficar mais tempo em casa, evitando aglomerações e lidando com diversas outras faltas de coisas que eram comuns em suas rotinas, a possibilidade de continuar a interagir com família e amigos, além de fazer reuniões e trabalhar, fazer compras e participar de eventos sem correr riscos à saúde, assim o metaverso se torna uma proposta muito convidativa.
Com tudo isso a pandemia fez com que outras empresas, além das empresas de games, voltassem a atenção para o metaverso, que a cada dia vem sendo impulsionado pelos avanços da tecnologia mais recentes.
QUAIS OS POSSÍVEIS IMPACTOS DO METAVERSO NA SOCIEDADE FUTURA?
Como já vimos anteriormente, o metaverso promete modificar diversos detalhes do nosso dia a dia. Nesse momento, um dos principais contratempos para que isso se torne real é a dificuldade de acesso e escassez de equipamentos fundamentais para viver a experiência do metaverso, como os óculos de realidade virtual e outros equipamentos que citamos em outros tópicos. Com as possibilidades do acesso a esse tipo de produto, o metaverso será capaz de gerar um efeito ainda muito maior e eficaz.
O mundo tem a expectativa de que, em um futuro próximo, as reuniões de trabalho, aulas, shows, viagens, exposições de diversos tipos e até mesmo torneios esportivos possam ser feitos no metaverso. Além do que já pontuamos, um dos destaques mais recentes e que vem chamando a atenção de grandes empresas, é a economia do mundo virtual
Como já temos no mundo real, no metaverso teremos a possibilidade de compra de imóveis, serviços, carros, obras de arte e alguns outros tipos de propriedades no metaverso, também diversos tipos de investimentos financeiros, como já vem acontecendo aos poucos há algum tempo.
T.A DISTRIBUIDORA
O que você acha dessa nova tecnologia? Seria um adepto de algum metaverso?
Gostou do conteúdo? Continue em nosso blog para muitos outros assuntos sobre tecnologia.