Precisa de ajuda?

5 dicas para escolher o gabinete gamer ideal para você

A escolha do gabinete correto na hora de montar um PC gamer é muito além do visual, pois influencia diretamente no desempenho da máquina. A escolha do modelo pode influenciar nos upgrades e reposição de peças, por isso deve ser feita após muita análise.

Pensando nisso, a T&A separou 5 dicas para escolher o gabinete gamer ideal para você. Confira!

DIFERENÇA ENTRE GABINETE PC E GABINETE GAMER

Geralmente, o gabinete PC é menor e tem um visual tradicional e monocolor, todo preto ou branco. Por outro lado, o gabinete gamer é maior e vem com alguns detalhes que são mais atrativos ao cliente. Em algumas versões podemos encontrar até luzes em neon e cores vivas, como verde, azul e vermelho.

Se você utiliza o computador apenas pra o acesso às redes sociais, navegar na internet, edição de documentos, estudos e ver e-mails, o gabinete PC é suficiente para você. Dentro dele cabem todas as peças necessárias para realização dessas atividades.

Contudo, se você curte jogos muitos detalhes e pesados, que necessitam de uma placa de vídeo potente, muita memória RAM e um processador bem potente, o gabinete indicado para o seu uso é o gamer. Os gabinetes gamer possuem espaço interno pra todos os componentes necessários, além de portas USB extras e coolers, que vão turbinar sua máquina permitindo rodagem dos jogos com fluidez.

5 DICAS PARA ESCOLHER O GABINETE GAMER IDEAL

1. Ventilação

Para um bom desempenho, um PC gamer explora tudo o que for possível do hardware disponível, resultando no aquecimento dos componentes da máquina. Dessa forma, a ventilação, cooler e fluxo de ar se tornam aliados para a operação eficaz.

Quando você for escolher o seu modelo, opte por gabinetes que possuem uma estrutura e design pensados no fluxo de ar. Alguns modelos podem já trazer coolers instalados e oferecer espaços para adicionar novas ventoinhas. Assim, você consegue otimizar de forma significativa o desempenho do sistema.

2. Compatibilidade com a placa-mãe

Esse é o principal ponto a ser considerado no momento de fazer a escolha de seu novo gabinete: compatibilidade com a placa-mãe. Por isso, defina anteriormente qual será o processador utilizado e fazer a escolha da placa-mãe a partir disso.

3. Tamanho

O tamanho do gabinete depende muito do espaço físico disponível para a instalação e da forma de uso. Na sua maioria, os gabinetes são grandes, entretanto ainda é possível encontrar opções mais compactas, que, apesar do tamanho reduzido, são capazes de oferecer um alto desempenho.

Não há nada que comprove que quanto maior for o tamanho do gabinete maior será o resultado, contudo os gabinetes mais espaçosos oferecem melhoria na refrigeração e em possíveis upgrades que você poderá fazer posteriormente, como placas de vídeo, entre outros.

4. Conexões

Como forma de permitir que o usuário utilize muitos periféricos enquanto joga, alguns gabinetes gamer possuem maior quantidade de conexões na parte frontal do seu painel. Essas variedades de opções de conexões dependem do suporte da placa-mãe e podem estar em diversas versões.

Um gabinete com variedade de conexões não costuma ter preço muito elevado quando se é comparado com outros modelos, mas as conexões a mais fazem toda a diferença na usabilidade do dispositivo.

5. Compatibilidade com Water Cooler

Water Cooler é um sistema avançado que utiliza água na refrigeração da máquina e pode ser utilizado tanto na CPU quanto na GPU. Uma observação a fazer quando se tem o intuito de utilizar esse sistema é o tamanho do gabinete, pois para isso você necessita de um bom espaço, além de suportes.

Tendo isso em vista, sempre que você pensa em investir em algo do tipo, é de suma importância considerar a demanda de ambientes exclusivos.

T&A DISTRIBUIDORA

Gostou do conteúdo? Continue em nosso blog para muitos outros assuntos sobre tecnologia.

Entre em contato conosco e escolha o modelo de gabinete gamer ideal para você!