Existem alguns equipamentos que auxiliam na segurança do seu computador, um desses equipamentos é o nobreak, que pode te ajudar muito. Mas, afinal, o que é um nobreak? Como escolher o nobreak certo? Vamos entender um pouco mais sobre isso no artigo de hoje. Confira!
O QUE É UM NOBREAK?
O nobreak ou UPS é um dispositivo de proteção que conta com uma bateria para proteger equipamentos eletrônicos das variações ou quedas de eletricidade. Normalmente, os nobreaks possuem um tempo para ser utilizado até que a bateria acabe, sendo que esse período é em média de 10 a 15 minutos, para que você salve, feche seus arquivos e desligue a sua máquina.
As baterias usadas nos nobreaks apresentam uma vida útil e, de acordo com o modelo utilizado, devem ser substituídas em um período de 2 a 3 anos. A potência dos nobreaks é medida em volt-ampère e a potência calcula o tempo que o dispositivo vai aguentar a interrupção de energia enquanto os aparelhos estão conectados a ele.
Um ótimo motivo para contar com esse equipamento em casa é que ele pode evitar a queima parcial ou total de aparelhos eletrônicos, no caso o seu computador, quando as descargas elétricas causam uma grande variação de energia. Também é importante lembrar que um nobreak pode até mesmo ser desligado ou ligado em condições de falta de energia.
DIFERENÇA ENTRE NOBREAK E ESTABILIZADOR
Os nobreaks são usados para segurar os equipamentos que não podem ficar sem energia e os estabilizadores nivelam a energia transpassada para os equipamentos eletrônicos.
COMO ESCOLHER O NOBREAK CERTO?
Vamos apresentar algumas considerações a serem levadas em conta no momento de escolha do seu dispositivo:
O tipo de nobreak
Apesar de todos os modelos terem a mesma função, que é continuar fornecendo energia quando ocorre a falta luz, este dispositivo trabalha com tipos diferentes de ondas. Assim, dependendo do equipamento a ser conectado, o modelo indicado pode acabar variando.
Existem três tipos principais de nobreaks. Sendo eles:
Stand-by (off-line) – esse é um modelo que só entra em ação quando existe uma queda de energia e oferece um curto tempo de ativação. Devido a ser um dos modelos mais simples, esse é indicado para uso com PCs, TVs, roteadores e outros eletrônicos simples. Essa categoria de nobreak não traz estabilizadores de tensão;
Interativo (off-line) – aqui temos os nobreaks interativos, que têm um funcionamento praticamente idêntico ao dos “Stand-by”, contudo fazem a estabilização da tensão;
Dupla conversão (online) – esse é considerado o modelo mais avançado do mercado, pois faz com que toda a energia passe por ele antes de chegar aos dispositivos. Seu uso é o mais indicado para servidores, equipamentos hospitalares e outros.
Potência
Os nobreaks também possuem uma “potência” máxima, assim como as fontes de PCs, que tem sua medição feita em volt-ampere (VA). Por isso, antes de efetuar a compra de um dispositivo deste tipo, você precisa comprar um modelo que tenha uma potência superior à soma dos eletrônicos que serão conectados a ele.
Autonomia
Após a identificação da potência e o tipo ideal de nobreak, o passo seguinte é conferir qual a autonomia pretendida. Através deste item é que será possível saber por quanto tempo os seus dispositivos poderão continuar ligados quando a energia for embora.
O cálculo envolvido para descobrir a autonomia exata não é o mais simples, porém existe uma fórmula. Estes são os dados necessários para usá-la: potência média consumida pelos aparelhos, número de baterias do nobreak, corrente de cada bateria, rendimento do inversor do nobreak e sua tensão.
Número de tomadas
O número de tomadas presentes em cada nobreak pode variar bastante, assim como filtros de linha e estabilizadores. Mesmo esse tópico ficando por último, é muito importante se atentar a esse assunto para saber se o número de tomadas é o suficiente para conectar todos seus equipamentos.
T&A DISTRIBUIDORA
Gostou do conteúdo? Continue em nosso blog para muitos outros assuntos sobre tecnologia.
Entre em contato conosco!