Quem nunca ficou irritado com a lentidão no PC? Ainda mais quando se utiliza o computador como instrumento de trabalho.
Fique tranquilo, você não é o único a passar por isso. E foi por causa disso que decidimos relatar 5 ações que você costuma realizar que deixam o seu PC mais lento e deixamos uma dica bônus que muitas pessoas desconhecem. Leia abaixo!
Então vamos lá!
1. OPERAR MUITOS PROGRAMAS OU PROCESSOS AO MESMO TEMPO
Quando você utiliza vários softwares ao mesmo tempo, a sua máquina ficará sobrecarregada, pois exige muito do funcionamento da memória RAM. Isso acontece porque para que os programas e ações sejam realizadas de forma correta uma quantidade da memória é exigida, mesmo quando o app está rodando em segundo plano.
E como saber quais programas estão rodando? Se você utiliza o sistema Windows pode acessar o “Gerenciador de Tarefas” acionado pelos comandos “Ctrl” + “Alt” + “Del”, caso utilize Mac pode acessar o “Monitoramento de Atividades”, ativado pelas teclas “Cmd” + “Space”. Assim, você pode encerrar os programas sem utilidade no momento, quando necessário.
2. INSTALAR MUITAS EXTENSÕES EM SEU NAVEGADOR
Seja qual for o seu navegar, Chrome, Firefox ou algum outro, ele pode ter seu desempenho aprimorado a partir da instalação de algumas extensões. Essas são capazes de bloquear alguns anúncios, escanear sites e até mesmo traduzir idiomas.
Apesar da melhoria no desempenho em alguns aspectos, as extensões podem prejudicar o processamento de dados do computador e deixar a execução de programas e navegação na Internet bem mais lentas.
3. PROGRAMAS MALICIOSOS
Se o seu PC for infectado por vírus ou malwares, é bem provável que ele apresente lentidão na hora de executar as ações. Esses programas costumas roubar dados do computador, exibir excessivamente anúncios e propagandas indevidas, além de ativar tarefas em segundo planos que danificam o dispositivo.
Contra esses programas que causam diversos problemas em seu computador, você pode realizar varreduras com o auxílio de antimalwares e antivírus que eliminarão as ameaças, documentos corrompidos ou programas.
4. UTILIZAR O SEU DISPOSITVO POR MUITO TEMPO
Como falamos anteriormente, alguns programas ou apps podem ficar abertos em segundo plano e, conforme você vai utilizando o computador e encerrando, alguns continuam sendo executados, diminuindo o espaço da memória RAM.
Por esse motivo é que se faz necessário encerrar a execução completa dos programas sempre que possível. Outro vilão do desempenho da máquina é deixá-la por muito tempo em stand-by ou apenas fechar a tela ao invés de desligar o computador corretamente. Quando você faz isso, ao tentar ligar novamente, o PC ficará muito mais lento que o comum.
5. SISTEMA OPERACIONAL OU DRIVERS DESATUALIZADOS
Esse é um dos motivos mais comuns! As atualizações influenciam diretamente na fluidez do sistema operacional e dos drivers, como o de rede ou placa de vídeo.
A forma mais eficaz de verificar as suas atualizações, no caso do Windows, é verificar a Central de Segurança. Já no Mac, você pode acompanhar nas Configurações.
BÔNUS: Você sabia que poeira acumulado pode comprometer o funcionamento do seu computador?
Muitas pessoas não sabem disso, mas ao concentrar poeiras no setor de ventilação e entradas de ar, a refrigeração é prejudicada e desencadeia a redução de desempenho, pois ocorre o superaquecimento do hardware.
Para resolver esse problema, você pode limpar as entradas de ar, entretanto, se não souber realizar a limpeza de forma correta, recomendamos que encaminhe o seu aparelho para uma assistência técnica de confiança para que possam limpar corretamente.
T&A DISTRIBUIDORA
Apesar de parecerem dicas simples, são muito eficazes, basta observar com mais frequência como está utilizando a sua ferramenta.
Gostou do conteúdo? Continue em nosso blog para muitos outros assuntos sobre tecnologia.
Entre em contato conosco!