Você já pensou em como a tecnologia estará no futuro? Quais serão as tecnologias capazes de deixar os computadores mais rápidos no futuro? Como teremos acesso a essas tecnologias? Será que teremos acesso?
A indústria tecnológica tem várias respostas para algumas dessas perguntas. A evolução exige estudos, por isso é preciso que diversos itens se desenvolvam e é por isso que há tantos investimentos em pesquisa.
O FUTURO DA TECNOLOGIA
A lista de novidades futuras é longa e inclui processadores em camadas, armazenamento em DNA, circuitos ópticos e computadores quânticos. É importante lembrar que elas ainda estão em fase experimental e, em vista disso, os custos de produção ainda são bastante altos.
Preparamos um artigo listando as 5 tecnologias que deixarão os computadores mais rápidos no futuro. Confira com a gente!
- 1. CIRCUITOS ÓPTICOS
Uma das principais barreiras encontradas pela indústria para evolução das tecnologias atuais é a questão de como dissipar energia na forma de calor. Em máquinas e equipamentos de uso pessoal, o uso de ventoinhas resolve parcialmente o problema, mas em Data centers (Centro de processamento de dados), o calor liberado e desperdiçado é visto como uma falha de engenharia que ainda deve ser resolvida.
A solução para esse problema pode ser encontrada a partir da adoção de circuitos ópticos, que são capazes de realizar a troca de informações utilizando os impulsos de luz, uma técnica similar à adotada pelas redes de fibra óptica que trazem internet. Estima-se que a adoção de sistemas com essas características possa gerar computadores de 10 a 100 vezes mais rápidos que os modelos atualmente comercializados.
- 2. TECNOLOGIA OPTANE
Entre todas as possibilidades de avanços tecnológicos que listaremos aqui, a tecnologia Optane, desenvolvida pela Intel, é a que está em estágio mais avançado, pois já está no mercado. Segundo a empresa, o desempenho dos produtos com essa tecnologia pode ser até 28% maior e o acesso aos dados pode ficar até 1400% mais rápido.
A ideia é embarcar essa tecnologia em SSDs e em pentes de memória RAM. Dessa forma, ambos os dispositivos funcionariam como aceleradores de memória. O melhor de tudo é que essa tecnologia poderá ser utilizada em máquinas domésticas.
- 3. TECNOLOGIA EPYC
A AMD, principal concorrente da Intel, estreou em 2019 uma nova tecnologia: a Epyc. Os processadores Epyc devem reunir diversos chips em um único pacote, sendo que cada unidade terá dois ou mais CPUs, conectados por vias de alta ou baixa latência.
Com isso, considera-se que o custo de produção caia, ao mesmo que a escalabilidade aumentaria. Essa solução não é destinada para o consumidor final, mas sim às empresas que necessitam de servidores mais potentes. Contudo, não está descartado que uma segunda geração dessa tecnologia chegue também às máquinas convencionais.
- 4. ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÕES EM DNA
Podemos utilizar estruturas similares ao DNA humano para armazenar informações computacionais? Ficou em dúvida? A resposta é “sim”! Esse tipo de tecnologia está em fase avançada de desenvolvimento e devido à sua alta densidade, suas aplicações são praticamente infinitas.
Apesar das possibilidades desse armazenamento serem animadoras, não há previsão de quando essa tecnologia estará disponível.
- 5. COMPUTADORES QUÂNTICOS
Os computadores quânticos já são uma realidade em alguns laboratórios e centros de pesquisa, mas ainda estão distantes da grande maioria dos usuários. O maior problema para o desenvolvimento dessas máquinas é que elas precisam ser mantidas a temperaturas específicas como, por exemplo, -273 graus Celsius.
Por esse motivo, os custos de produção de máquinas como essa ainda são muito altos, apesar de a indústria ter avançado bastante nos últimos anos.
T&A DISTRIBUIDORA
Gostou do conteúdo? Continue em nosso blog para muitos outros assuntos sobre tecnologia.
Entre em contato conosco!