Precisa de ajuda?

O que é armazenamento de SSD NVM Express?

Por muito tempo os computadores contaram apenas com os HDs como unidade de armazenamento, contudo, aos poucos os SSDs vêm substituindo os HDs. Isso sempre acaba gerando uma certa confusão entre o que é HD e o que é SSD, porém outro termo chegou para gerar ainda mais dúvidas: SSD NVM Express (NVMe). Mas, e agora? O que é armazenamento de SSD NVM Express? Fique ligado que vamos te ajudar a entender!

O QUE É NVMe?

Essa é a sigla para Non-Volatile Memory Express, que significa Memória Expressa Não Volátil. E o que é memória não volátil? Esse é um tipo de memória que não se apaga após o desligamento do computador, ou seja, uma tecnologia que refere a um disco de armazenamento.

Então o NVMe é um padrão físico de SSD? Não! A tecnologia de um NVMe se diz respeito ao software que está instalado no SSD e não na sua forma de construção.

NVMe X SSD SATA

A conexão à CPU do NVMe é via SATA (ATA serial), uma interface de barramento de computador feita inicialmente para HDs. Assim, as primeiras SSDs foram criadas com o intuito de trabalhar somente com SATA, aproveitando onipresença da tecnologia.

Entretanto, hoje o protocolo de transferência NVMe é capaz de permitir que os fabricantes utilizem a tecnologia SSD ao interagir através de um PCIe.

QUAIS OS BENEFÍCOS DO ARMAZENAMENTO NVM Express?

Esses são alguns dos benefícios de um armazenamento NVM Express:

  • Velocidade de 2 a 7 vezes mais rápida que SSDs de outro padrão
  • Modelos com maior durabilidade na escrita de dados
  • Velocidade quase 20 vezes maior que a de um HD convencional
  • O SSD M2 NVMe ocupa menos espaço do gabinete e da placa-mãe
  • O Windows abre quase de forma instantânea
  • Uma excelente opção para trabalhar com ciência de dados
  • Mais compactos, proporcionando diminuir a espessura de dispositivos como notebooks

COMPATIBILIDADE E INSTALAÇÃO DE UM NVM Express

Devemos lembrar que o NVMe é um protocolo de conexão, o que é diferente de um formato. Para fazer a instalação de um SSD em um computador deve-se saber qual o tipo de conexão disponível no dispositivo. Analisando essas informações, você consegue comprar um SSD sem nenhum problema de incompatibilidade.

SSD M.2 DO TIPO SATA E DO TIPO NVM Express

Sim, existem dois tipos de SSD M.2, o tipo SATA e o tipo NVMe. Contudo, apesar de terem um formato muito parecido, a conexão do computador consegue suportar apenas um deles. Essa informação, assim como o que foi dito acima, deve ser bem analisada para não correr o risco de adquirir o formato errado e não conseguir conectar. Sempre confira a placa-mãe ou o notebook para as informações sobre quais SSDs são suportados pelo seu dispositivo.

O NVMe ESTÁ CADA VEZ MAIS POPULAR

A cada ano que se passa, esse formato tem ficado mais acessível. Com isso, a relação custo-benefício também tem se tornado cada vez mais atraente, já que novas criações têm tido benefícios com esse formato. Contudo, trocar um sistema pelo outro deve sempre ser analisado em cada caso, pois nem sempre as circunstâncias justificam tal investimento.

O que mais faz o NVMe estar em seu desenvolvimento de popularidade é o intenso uso de inteligência artificial, que demanda uma capacidade elevada de processamento e leitura de dados. Mas é claro que não podemos negar, o NVMe pode sim potencializar o trabalho e proporcionar muito mis desempenho e velocidade.

T&A DISTRIBUIDORA

Se você deseja entender mais sobre as funcionalidades de um armazenamento NVMe, além dos benefícios que pode alcançar e quais as conexões compatíveis com o seu dispositivo, entre em contato com a T&A DISTRIBUIDORA e conheça os modelos que se adequam ao seu uso e orçamento.

Entre em contato e fique ligado nos próximos artigos para entender mais sobre o mundo da tecnologia.