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O que é comunicação integrada: conceito, como funciona e principais benefícios

O avanço da tecnologia, a era digital nas empresas e as inúmeras ferramentas de comunicação, ampliaram significativamente, os pontos de contato entre as marcas e os seus clientes.

Por isso é importante saber lidar com esses recursos e se comunicar de maneira eficiente acaba sendo um grande diferencial competitivo.

Porém, a comunicação pode se perder em diferentes tipos e formatos. Nesse sentido, é função da comunicação integrada garantir que todas as comunicações da empresa estejam devidamente alinhadas com um objetivo maior, organizando o fluxo de informações.

 

O que é comunicação integrada

A comunicação integrada trata de estratégias que uma empresa utiliza para passar algum tipo de mensagem aos seus públicos.

Esses públicos podem ser:

  • Clientes;
  • Prospects;
  • Colaboradores;
  • Fornecedores;
  • Investidores;
  • Parceiros;

Além de qualquer outro grupo que se relacione com as atividades da empresa, os chamados stakeholders.

As ações de comunicação integrada geralmente são divididas em:

  • Assessoria de Imprensa;
  • Relações Públicas;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Marketing;
  • Comunicação Interna.

Nada mais é que o alinhamento de todos esses grupos citados para melhor organização da comunicação.

Como funciona

Para aplicar a comunicação integrada são colocadas todas as ações das equipes de comunicação, direcionando cada atividade.

Aqui são definidos também o seu público alvo, os canais de divulgação das mensagens, o tipo de conteúdo que será passado, os recursos necessários, o orçamento disponível e os indicadores de desempenho.

No caso do público alvo, é preciso segmentá-los de acordo com suas necessidades de comunicação específicas. Isso porque você pode acabar sobrecarregando determinados públicos de interesse com informações que não necessariamente vão gerar valor para eles.

A partir dessa segmentação, fica mais fácil também determinar quais canais são mais adequados para cada público, que tipo de conteúdo deverá ser produzido para atender perfis específicos e qual linguagem deverá ser utilizada para garantir maior clareza e entendimento.

Benefícios

Resumindo, pode-se dizer que o maior benefício que as ações de comunicação integrada trazem é a maior efetividade na comunicação da sua empresa.

Isso porque uma mensagem unificada tende a gerar mais impacto do que uma série de mensagens fragmentadas e desconexas.

Dentre outros benefícios a comunicação integrada é capaz de:

  • A comunicação integrada ajuda a prevenir ruídos e informações desencontradas;
  • A imagem da marca é reforçada para com o seu público;
  • A percepção que os clientes têm da empresa também é impactada;
  • As chances de ocorrer crises internas diminuem;
  • Redução de custos com ações ineficientes;
  • Construção de um posicionamento sólido da marca;
  • Diminuição de boatos e fofocas entre o público interno;
  • Redução da rivalidade tóxica entre equipes.